quinta-feira, abril 14, 2016

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons, Simon Singh

Depois de muito protelar e me sabotar, finalmente, sai a minha revisão sobre o livro "Os segredos matemáticos dos Simpsons", de Simon Singh. Antes de começar a escrever sobre a obra, que também aborda sobre Futurama, permita-me discorrer sobre a minha admiração sobre Os Simpsons. No começo dos anos 00, minha mãe trabalhava na universidade aqui na cidade, até então a única. E o que isso tem a ver? Bem, ela imprimiu algumas curiosidades que estavam no site oficial do desenho e me trouxe. Nós não tínhamos acesso à internet em casa. Ela também trouxe conteúdo em um flop disk (esqueci o nome disso em português e não vou procurar) que estava no site. Tudo isso porque Os Simpsons sempre foram meu desenho preferido. Eu lembro de assistir no SBT (São Bem Tongos) e ter gravado episódios em VHS, sendo que quando assistia aos episódios no VHS o Closed Caption aparecia (mistério) e assim eu poderia ter mais ideia das piadas que, por muitas vezes, ficavam obscuras pelas idiossincrasias. Ao fim e ao cabo, essa era apenas citação sobre o quanto gosto do universo amarelo.

Ao ver a capa do livro em uma livraria na praia me interessei e comprei. O livro é bem desafiador para mim, que gosta de literatura, afinal, ele discorre sobre matemática, algo que abandonei lá pela 6ª série do fundamental. Mesmo assim, não é impossível de ler, pois até eu consegui entender, a maioria, do que lá está descrito. É interessante também pelas curiosidades dos escritores da série. Até então não sabia que boa parte deles fizera carreira no ramo dos números, e não na literatura, e isso me surpreendeu, mostrando que as decisões universitárias que tomamos não precisam ser necessariamente seguidas. A comédia pode ser matemática, como visto no livro. Outra parte importante foi sobre Futurama, que é uma série muito mais tecnológica que Os Simpsons. Que ela usava muito mais conceitos matemáticos não é novidade para ninguém que conheça, mas é legal saber das histórias e de como a matemática está inserida no contexto. Se você quiser saber como é, leia. Tem muito mais coisas legais dentro do livro e minhas revisões são sobre o que senti ao ler, e não um resumo ou resenha. Reforço, como leitor, que me considero, a curiosidade é a palavra-chave, e vale a pena ler sobre. Além do desafio de sair da zona de conforto e entrar de cabeça na matemática


Nenhum comentário:

Postar um comentário